O presidente chinês, Xi Jinping, abriu o 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC) na quarta-feira, dizendo que o socialismo com características chinesas entrou em uma "nova era".
Em um relatório de abertura apresentado no maior evento político da China, Xi afirmou que novos desafios e demandas surgem tanto para o CPC quanto para o país.
Xi afirmou que a principal contradição da sociedade chinesa evoluiu para se tornar entre "desenvolvimento desequilibrado e inadequado e as crescentes necessidades das pessoas por uma vida melhor", relata a Xinhua.
A mudança significa que as pessoas viram necessidades crescentes não apenas em campos "materiais e culturais" como descrito na contradição do princípio anterior, mas exigem mais "democracia, estado de direito, justiça e justiça, segurança e um ambiente melhor".
Xi, falando no auditório principal do Grande Salão do Povo, também pediu a todos os países que trabalhassem juntos por um mundo limpo e belo e enfrentassem a mudança climática através da cooperação.
"Nenhum país pode sozinho abordar os muitos desafios que a humanidade enfrenta; nenhum país pode se dar ao luxo de recuar para o auto-isolamento", disse Xi.
O presidente Xi definiu um plano de dois estágios para a China, afirmando que o PCCh levaria o país a realizar basicamente a modernização socialista até 2035 e a se tornar um "grande país socialista moderno" em meados do século XXI.
Ele também prometeu garantir uma "vitória esmagadora" na luta do PCC contra a corrupção, que ele chamou de "a maior ameaça" que o Partido enfrenta ".
No cenário internacional, Xi disse que a China nunca buscará o desenvolvimento em detrimento dos interesses de outros e que o desenvolvimento da China não representa uma ameaça para qualquer outro país.
A China não fechará a porta para o mundo e ficará cada vez mais aberta, disse Xi.
Mais de 2.300 delegados participam do Congresso Nacional CPC de 2017, que é a reunião política mais importante do país e acontece a cada cinco anos. Durante o encontro deste ano, espera-se que uma nova liderança seja eleita e a Constituição do PCC será emendada. agenda divulgada na terça-feira.