Realizar manutenção regular é uma prática essencial de segurança em qualquer local de trabalho. Isto é especialmente verdadeiro em um lugar que lida com equipamentos industriais, como guindastes. Os guindastes são extremamente úteis e extremamente perigosos. Segundo a OSHA, ferimentos relacionados a guindastes matam aproximadamente 71 trabalhadores a cada ano. A manutenção da talha de corrente do seu guindaste é essencial para manter seus funcionários seguros. Além disso, a manutenção regular também manterá seu guindaste operando de forma eficiente.
1. Compreender os Problemas da Talha de Corrente Comum
O primeiro passo para manter a sua corrente no guindaste é entender como ela funciona. Dessa forma, você será mais capaz de identificar quando o desgaste está afetando sua eficácia.
Existem três tipos de guindastes que seu guindaste pode usar: diferencial, catraca de alavanca e corrente manual. Todas as três talhas usam alguma combinação de corrente e gancho para levantar e mover objetos pesados.
Uma vez que essas talhas funcionam girando uma corrente, o problema mais comum associado a elas está relacionado ao desgaste da corrente.
Dito isto, a manutenção regular pode prolongar grandemente a vida útil de uma cadeia.
2. Mantenha a corrente limpa e lubrificada
As causas mais comuns de desgaste em uma corrente são ferrugem e detritos. As correntes podem ficar rígidas e difíceis de mover devido ao acúmulo de ferrugem e areia.
A maioria das talhas exigirá a desmontagem para ser devidamente limpa e lubrificada. Você deve fazer isso pelo menos uma ou duas vezes por ano, dependendo do que você usa principalmente a talha.
3. Cuidado com os sinais de danos
Com o tempo, a corrente em uma talha ficará desgastada. Certifique-se de procurar sinais de deterioração e substitua a corrente antes que ela seja usada em excesso.
Sinais comuns de uma corrente que precisa ser substituída incluem torção e alongamento. Além disso, se as correntes “estourarem” quando estão em uso, é provável que estejam se tornando muito rígidas.
Lembre-se, é sempre melhor substituir uma corrente do que sofrer um acidente.
4. Realize inspeções regulares
Testar e inspecionar seu equipamento industrial não é apenas uma boa ideia. A OSHA exige que certos testes e inspeções ocorram regularmente.
O operador da talha deve realizar uma breve inspeção visual todos os dias para garantir que o equipamento esteja funcionando corretamente.
Mensalmente, uma inspeção mais detalhada deve ser feita para documentar um desgaste, desgaste e danos ao equipamento.
5. Realize os testes necessários
Além de inspecionar a talha de corrente do guindaste, você também deve testá-la regularmente para garantir que esteja funcionando adequadamente.
Você deve executar um teste de carga de serviço pelo menos trimestralmente. Estes testes são projetados para observar o quão bem o equipamento funciona ao levantar objetos de vários pesos.
Finalmente, pelo menos a cada seis meses, certifique-se de testar a capacidade da talha de corrente de levantar cargas pesadas.
A realização desses testes ajudará a demonstrar como a talha opera sob várias condições e revelará quaisquer problemas com o desempenho.
Se você quiser ajudar a manter seu equipamento em boas condições ou precisar comprar peças de reposição, entre em contato conosco. Trabalharemos com você para encontrar o equipamento e as ferramentas certas para suas necessidades.